sábado, 31 de março de 2012

O Patinho Feio

No âmbito do projeto PNL, a turma do 2ºD teve o prazer de explorar com a professora Sónia, da Biblioteca Municipal a obra “O Patinho Feio”. Com a finalidade de promover a leitura ( desenvolver a linguagem, a leitura e a escrita) de uma forma lúdica.
Este livro foi trabalhado ao longo de quatro sessões.



1ª sessão:
Motivação através do jogo: “ O meu brinquedo preferido”.
Sentados em círculo, apresentámos e falámos do nosso brinquedo preferido.




A atividade continuou com a escrita individual de frases sobre o brinquedo apresentado e respetiva ilustração.











Eis, algumas frases de alguns alunos:
O meu brinquedo preferido é um urso. É muito fofinho, gosto de dormir com ele.”
O meu brinquedo preferido é um burrinho azul. O azul é a minha cor preferida.”
O Nemo é o meu brinquedo preferido, foi-me oferecido pela minhã irmã. Ele dorme comigo, eu penso que ele me protege durante a noite, enquanto estou a dormir.”
O meu brinquedo preferido é a Barbie Famosa. Foi uma pessoa muito especial que ma deu. Ela dá música e tem várias roupas.”


2ª sessão:Apresentação da obra, leitura e exploração da história.




Estamos na época da Páscoa e como os ovos de chocolate ou os ovos de Páscoa são uma tradição muito antiga então cada um de nós,trouxe um ovo de galinha.
Pegámos no ovo com muito cuidado para não o quebrar. Fizemos um furo com uma agulha nas duas extremidades, depois soprámos até o ovo ficar vazio.








 

3ª sessão :


Os ovos estavam secos e sem cheir0. , então mãos à obra, cada um escolheu a cor preferida e pintou o ovo com a cor escolhida.












4ª sessão:
Conclusão da ilustração dos “nossos” ovinhos. Com muito cuidado fizemos o trabalho final. Foi necessário pegar nos ovos com muito cuidado para não os quebrar, (pois quebrar um ovo nesta fase era começar o processo todo de novo) então cada um de nós pintou-os a seu gosto.











                                           







Obrigado, Sónia Pires, por todo o seu trabalho e empenho.
Foi muito divertido!


Professoras : Paula Trovisco e Jacinta Monteiro