terça-feira, 6 de março de 2012

Figuras no plano e sólidos geométricos

Durante algumas semanas trabalhámos, na área da Matemática, diferentes tópicos no âmbito do tema “ Figuras no Plano e Sólidos geométricos”.
Fizemos a comparação e descrevemos sólidos geométricos e identificámos semelhanças e diferenças.
Identificámos polígonos e círculos nos sólidos geométricos através do contorno dos vários sólidos.









Representámos, no geoplano, figuras geométricas de diferentes tamanhos e em diferentes posições .



Usámos peças do tangram para a construção de figuras.










Em trabalho de pares, fizemos construções de figuras geométricas utilizando palitos.



Utilizámos espelhos e miras na exploração de reflexões.



Na área de Estudo do Meio, observámos os sinais de trânsito à volta da escola e as figuras geométricas que cada um apresentava.



Aprendemos uma canção relacionada com os sinais de trânsito.

“O sinal de trânsito”

Música: Todos me querem

O sinal é meu amigo,
Está sempre à minha beira
Não deixa que eu circule,
Assim de qualquer maneira.

Refrão:
Devo respeitar,
o sinal amigo,
que em qualquer lado,
está sempre comigo.

Em cima da passadeira,
O sinal me dá a mão
E se acaso está vermelho,
Ele diz-me “ assim não”.

Quando andamos pela rua,
Eu e os meus amiguinhos,
Devemos ir em filinha,
E sempre bem direitinhos.

De frente para os carros,
Pela esquerda devo andar,
Para que o condutor
Me possa logo avistar.


Construímos figuras simétricas através de dobragens e recortes, utilizando papel de revistas e papel colorido. Com os recortes das figuras simétricas( corações) decorámos o nosso placar e ainda escrevemos frases sobre a amizade.









Turma: 2º A
Professoras: Amparo Fernandes e Lurdes Falcão