- O que é uma horta; como se cuida dela; o que semear/plantar....
Assim, as turmas do 2ºB e do 2ºE puderam aprender mas também "brincar" com diversos jogos, antes de irmos à nossa horta ver semear e plantar...
"Brincámos" com um jogo em que, a partir da matéria-prima tínhamos que identificar os produtos transformados:
Após as explicações/visualização das diferentes etapas para o tratamento de uma horta, ordenámos imagens com essas tarefas:
A preletora explicou a importância do sol no desabrochar/crescer das plantas e dramatizámos essa situação:
Finalizámos com outro jogo em que, a partir da leitura das características de uma planta tínhamos que a identificar e colocar no local correto:
Foi muito fixe!!!
Um dos objetivos das hortas biológicas é sensibilizar as crianças para uma alimentação saudável baseada em produtos hortícolas e biológicos.
Assim, no dia 22 de março, estas duas turmas e respetivas professoras bem como as professoras da Ecoteca, deslocaram-se a um terreno da Câmara onde existiam uns canteiros previamente trabalhados, prontos a receber as plantas e sementes.
No local, para nos ajudar nas tarefas das culturas, estavam funcionários da Câmara que executaram as tarefas mais pesadas e explicaram aos alunos como se plantava e tratava uma horta.
Os funcionários da Câmara explicaram-nos o que é a turfa e para que serve:
Semearam-se as alfaces:
As crianças tiveram o prazer de mexer na terra; colocaram os tubérculos de batata...
... as couves ...
... os alhos franceses e as cebolas...
... para afastar as pragas também se plantou alecrim...
As professoras Amanda e Eugénia explicaram às crianças que, tal como as pessoas, também as plantas precisam de ser acarinhadas.
Os funcionários vão tratar estas nossas plantinhas e na próxima visita contamos ficar surpreendidos com o nascimento/crescimento das plantas, graças à “magia” da Natureza e das mãos amigas destes tratadores.
Foi uma atividade divertida!
Estamos ansiosos pela próxima visita…
Professoras: Paula Trovisco, Sandra Marranas, Alexandra Subtil, Fátima Rocha.