quinta-feira, 5 de abril de 2012

Horta Biológica

A propósito da "horta biológica", algumas das responsáveis pela implantação do projeto deslocaram-se à nossa escola com o intuito de, através de um seminário, darem a conhecer diversos aspetos relacionados com hortas:
- O que é uma horta; como se cuida dela; o que semear/plantar....
Assim, as turmas do 2ºB e do 2ºE puderam aprender mas também "brincar" com diversos jogos, antes de irmos à nossa horta ver semear e plantar...


Vimos/tocámos em diferentes tipos de sementes:


"Brincámos" com um jogo em que, a partir da matéria-prima tínhamos que identificar os produtos transformados:


Após as explicações/visualização das diferentes etapas para o tratamento de uma horta, ordenámos imagens com essas tarefas:



A preletora explicou a importância do sol no desabrochar/crescer das plantas e dramatizámos essa situação:




Finalizámos com outro jogo em que, a partir da leitura das características de uma planta tínhamos que a identificar e colocar no local correto:



Foi muito fixe!!!

Um dos objetivos  das hortas biológicas é sensibilizar as crianças para uma alimentação saudável baseada em produtos hortícolas e biológicos.
Assim, no dia 22 de março, estas duas turmas e respetivas professoras bem como as professoras da Ecoteca, deslocaram-se a um terreno da Câmara onde existiam uns canteiros previamente trabalhados, prontos a receber as plantas e sementes.
No local, para nos ajudar nas tarefas das culturas, estavam funcionários da Câmara que executaram as tarefas mais pesadas e explicaram aos alunos como se plantava e tratava uma horta.

Os funcionários da Câmara explicaram-nos o que é a turfa e para que serve:

Semearam-se as alfaces:



As crianças tiveram o prazer de mexer na terra; colocaram os tubérculos de batata...

... as couves ...

... os alhos franceses e as cebolas...



... para afastar as pragas também se plantou alecrim...


 As professoras Amanda e Eugénia explicaram às crianças que, tal como as pessoas, também as plantas precisam de ser acarinhadas.
Os funcionários vão tratar estas nossas plantinhas e na próxima visita contamos ficar surpreendidos com o nascimento/crescimento das plantas, graças  à “magia” da Natureza e das mãos amigas destes tratadores.
Foi uma atividade divertida!
Estamos ansiosos pela próxima visita…

Turmas: 2º B e 2º E
Professoras: Paula Trovisco, Sandra Marranas, Alexandra Subtil, Fátima Rocha.