Como na inauguração do Pólo I não houve foguetes nem largada de balões, nós “largámo-los” na sala de aula… a partir do livro “O balãozinho vermelho”, de Iela Mari.
As crianças, a partir de pistas, adivinharam a “personagem” principal da história, que vinha escondida no bolso da professora; encheu-se o balão e cada criança deu-lhe um toque, apresentando-se; dissemos palavras “leves, pesadas, vermelhas, que voam, palavras com cheiro…”Em seguida, demos um toque e dissemos uma palavra que rima com balão… como por exemplo… mão; cada criança, ao dar o toque, dizia uma palavra que rimasse com a original.
Explorámos os elementos paratextuais da capa do livro.
“Lemos” o livro começando na primeira página até à última e vice-versa.
Com o jogo do eco identificaram-se sílabas tónicas e átonas.
Trabalhámos a consciência fonológica através de jogos de segmentação (contar sílabas), de classificação, de síntese ou reconstrução e de manipulação de palavras.
As crianças disseram palavras que começam pelo som “b”, como balão, efectuaram grafismos e criámos um texto colectivo utilizando a técnica de “palavra puxa palavra”.
O balãozinho vermelho
Eu tenho um balão
Balão vermelho
Vermelho como um tomate
Tomate para a salada
Salada de frutas
Frutas como a laranja, o pêssego e a maçã
Maçã vermelha
Vermelha como o balão…
Turma: 1º B
Professora: Alexandra Subtil