quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Articulação Curricular com o Pré-Escolar



Para assegurar uma oferta educativa diversificada, promover o sucesso educativo e uma escola inclusiva, através de um ensino de qualidade - áreas prioritárias do Projecto Educativo e, com o intuito de promover a articulação curricular, desenvolver o gosto pela leitura e a vertente oral da Língua Portuguesa, desenvolvemos uma sessão de leitura partilhada, em que, a turma do 1º B “leu” para as crianças do Jardim de Infância Nº2 de Macedo de Cavaleiros. Esta actividade integra-se nos “Contos da Pequenada”.

Ao longo da semana anterior à actividade, as crianças e as professoras prepararam um painel para o registo de opiniões dos petizes e também confeccionaram uma lembrança para os colegas mais pequenos - um “quantos queres”. Estas tarefas tiveram uma grande adesão e envolvência das crianças, a ponto de conseguirem manter segredo…

As crianças construíram e montaram um puzzle para formar um arco-íris;


Trabalharam-se as cores; lemos a obra “Mamã, de que cor são os beijos?”, de Elisenda Queralt e Carla Pott; brincámos com as sílabas, os sons e as rimas.

Relacionaram as cores com os beijos e com os diferentes órgãos dos sentidos e registaram as suas opiniões (sob a forma de desenho) no painel que criámos.

O aluno que leu com a professora entregou os presentes e demos por terminada a sessão.


Turma: 1º B
Professora: Alexandra Subtil