quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A brincar também se aprende matemática

Para a aprendizagem de alguns conceitos matemáticos e de uma forma lúdica, a turma C de 1º ano recorreu aos “Blocos Lógicos”que é um material extraordinário formado por peças geométricas, divididas em quadrados, rectângulos, triângulos e círculos. A sua manipulação estimulou e auxiliou os alunos na sua aprendizagem. Já “Piaget, "dizia que a aprendizagem da matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático”. No caso da exploração dos blocos, e durante esta aula o conhecimento físico ocorreu quando a criança pegou, observou e identificou os atributos de cada peça. O lógico-matemático aparecerá quando ela já usar esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstracto) ”.

Actividades desenvolvidas:





Os alunos exploraram o material, observaram, manipularam e brincaram.



Aprenderam a formar conjuntos associados às cores .


Assimilaram o conceito de espessura e tamanho.



Agruparam as peças pelas formas.



Desenvolveram a criatividade e a imaginação através da construção de figuras.



Toda a turma aprendeu as figuras geométricas cantando e dramatizando.



Identificaram e pintaram as figuras geométricas.

A canção entoada foi:

Eu sou um triângulo
Tenho  3 biquinhos
De chapéu eu sirvo
            Para os palhacinhos


Eu sou o rectângulo

Cresci mais de um dos lados
Para ganhar um ponto
Ao senhor quadrado


Eu sou o círculo
Sou igual à lua
Sou o mais bonito
Lá na minha rua.


Eu sou o quadrado
Bonito de mais
Tenho 4 lados
São todos iguais.

1º ano -Turma C
Prof. Isilda Queijo