quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ovos Misteriosos

"Os ovos misteriosos" da autora Luisa Ducla Soares e ilustrações de Manuela Bacelar, foi uma das obras do PNL que os alunos do 1ºB trabalharam. Em grupos observaram e comentaram as imagens do livro, ouviram a leitura da história, contaram, recontaram, dramatizaram, exploraram o conceito de família, de amizade e entreajuda e fizeram ilustrações.

Concluíram o estudo desta obra, com a elaboração da «Árvore da Páscoa», enfeitada com ovos ilustrados pelos alunos, a que associaram os animais nascidos dos ovos chocados pela mãe/ galinha.

A nossa história termina com a galinha rodeada pelos seus
diferentes filhinhos que, muito felizes, entoam a seguinte canção:
Somos todos irmãos,
Somos todos diferentes:
há uns que têm bico,
outros que têm dentes,
há uns que têm
escamas,
outros que têm asas
na terra e na água
fazemos nossas casas.
Eu só tenho pescoço.
Eu vôo pelo ar.
Eu nado a quatro patas.
Eu cá gosto de andar.
Somos todos diferentes,
mas todos queremos bem
à boa da galinha
que é a nossa mãe.

Trabalho realizado com a colaboração dos prof(s):
Hermínia Vilares, Jacinta Eugénio, Alexandre Anjos, Paula Trovisco e Paula Vaz.