segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

As nossas descobertas matemáticas




Ao estudarmos as tabuadas fizemos algumas descobertas interessantes.

Na aprendizagem da tabuada do 2 descobrimos que a multiplicação de um número par por qualquer número, o produto é sempre um número par.

Exemplo: 2x5= 10 2x2= 4











Na tabuada do 5 concluímos: se um número multiplicado por 5 for par, o resultado termina em zero, se for ímpar termina em 5.

Exemplo: 8x5= 40 7x5=35

Com a concretização de alguns exercícios também chegámos à conclusão que a ordem dos fatores não altera o produto.
Exemplo: 5x4 = 20 4x5= 20

Com alguma imaginação, construímos cartazes com a representação das tabuadas.





















Trabalhámos as tabuadas e construímo-las em vários modelos no papel quadriculado.




























Decorámos o placar da nossa sala.





















Também brincámos com algumas lengalengas relacionadas com a multiplicação.
Trabalhámos muito, mas temos que estudar mais para aplicar corretamente as tabuadas em qualquer situação.

Turma:2ºC

Professoras: Jacinta Eugénio, Isilda Queijo e Sandra Dias