sábado, 19 de novembro de 2011

Dia do Não Fumador

Há um ditado popular que diz:”De pequenino é que se torce o pepino!”
Ainda só frequentamos o 1º ano de escolaridade, mas julgamos ser importante adquirirmos algumas noções sobre os malefícios do tabaco.

No passado dia 17, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Não Fumador, foi-nos sugerido um desafio:deslocámo-nos ao pavilhão da nossa escola para participarmos num jogo. As nossas professoras, com a ajuda das duas estagiárias do curso de Animação Sócio -Cultural que estão neste momento a trabalhar na nossa escola, propuseram-nos que encontrássemos algumas imagens que haviam sido previamente escondidas em objetos e materiais existente no local.
Parte dessas 18 gravuras mostravam situações relacionadas com os malefícios do tabaco, como por exemplo, uma senhora grávida a fumar ou um pulmão negro e doente; enquanto outras imagens retratavam hábitos de vida saudável, como um grupo de crianças a brincarem ao ar livre ou ainda outras em contacto com a natureza.

O objetivo do jogo foi o seguinte: aqueles que descobrimos as figuras relacionadas com os danos causados pelo tabaco, colocámo-nos ao lado da estagiária Fátima que segurava nas mãos o cartaz identificador: “ Fumador”. Ao contrário, os que achámos gravuras que representavam hábitos de saúde, posicionámo-nos ao lado da estagiária Ana, que detinha o cartaz:”Não Fumador”.














Regressámos então à sala de aula onde concluímos esta atividade. Fixámos duas cartolinas diferentes no placar: uma tinha como título:”Vida saudável”, enquanto que a outra tinha escrito:”Vida não saudável”. Cada um de nós colou a gravura que trazíamos do pavilhão, no cartaz correspondente. E como ainda não sabemos escrever palavras difíceis, as professoras escreveram frases ditas por nós, como forma de legenda das nossas gravuras.



















O resultado final do trabalho foi este:




Como conclusão deste dia, vimos um pequeno filme de desenhos animados sobre o tema. No final e em forma de consolidação, organizámos e participámos num debate.



Todos ficámos com vontade de transmitir o que aprendemos aos nossos familiares e amigos fumadores, no sentido de os alertarmos para alguns perigos aos quais a sua saúde pode estar exposta.
E depois do que hoje aprendemos, deixamos aqui registado o nosso pedido:

NÃO FUMEM, PELA VOSSA SAÚDE E PELA SAÚDE DE OUTROS!


Turma: 1ºD


As professoras: Isabel Ferreira e Ana Paula Vaz