terça-feira, 29 de novembro de 2011

BRINCAR COM A MATEMÁTICA


Com o objetivo de incentivar o gosto pela matemática e, no âmbito da articulação curricular entre o pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico, as Coordenadoras dos respetivos Departamentos, algumas educadoras e alguns professores têm vindo a desenvolver atividades matemáticas no polo 1 e no polo 2 do agrupamento.
No dia 21 de Novembro, pelas 10 horas, o grupo de crianças da educadora Donzília, acompanhado de duas assistentes operacionais do Jardim de Infância n.º 1 deslocaram-se ao Centro Escolar de Macedo de Cavaleiros.
Após a colocação dos adereços, o grupo de crianças do Pré-escolar presentearam os alunos da turma 2.ºD e os professores presentes com um jogo de roda e uma canção alusivos às figuras geométricas na sala multiusos do Centro Escolar.

Após o intervalo da manhã, crianças e docentes encaminharam-se para a sala 6, onde puderam aprender no quadro inerativo. Para algumas crianças, foi uma novidade!
Explicada a ferramenta tecnológica e algumas das suas potencialidades, três alunos do 2.º ano apresentaram uma aula para os colegas do pré-escolar. Brincando com a matemática, falaram de linhas abertas e fechadas, convidando os mais pequenos a identificá-las no quadro interativo.

A aula foi prosseguindo com muito empenho de todos os participantes e com muita curiosidade à mistura. Foram muitas as crianças que se mostraram interessadas em interagir, aprendendo coisas novas de uma maneira diferente. O tempo passou sem ninguém ter dado por isso, tal era a vontade de visualizar de forma interessante as linhas abertas e fechadas, as figuras geométricas e as construções possíveis de fazer no geoplano. Mais uma vez, voluntários para desenhar triângulos, quadrados e retângulos num geoplano virtual não faltaram.



Chegou a hora do almoço. As crianças do pré-escolar, muito à pressa porque o autocarro já as esperava, vestiram os casacos e despediram-se dos seus colegas mais velhos. Disseram um até breve ao Centro Escolar, onde pensam regressar. A sua vida escolar passará por aqui no próximo ano letivo.

Os professores:
Jacinta Gaudência, 2.ºD e António Alfredo
Educadora Donzília Rodrigues
Educadora Teresa Queijo