quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NATAL

A turma do 2º E fez velas, em parceria com a professora de E. V. T. ;este trabalho de Natal foi feito com material reciclado (cera, copos de iogurte e latas de coca cola).
 Os alunos observaram diversos pedaços de cera e verificaram que esta estava no estado sólido.
 Meterem a cera dentro de uma panela alta e estreita, depois introduziram a mesma dentro te uma outra mais baixa, onde já tinham colocado água para, em banho Maria, a cera passar do estado sólido ao líquido. Ligaram o fogão, a água ferveu e, aos poucos foram observando a transformação dos blocos de cera.




Fomos colocando a cera líquida em cada um dos copos e, por sua vez estes passavam para a bacia da sala de aula onde, anteriormente tínhamos colocado alguma água a fim de se dar a solidificação.






 No dia seguinte retirámo-los da bacia, cortámos os copos e certificámos que as velas tinham adquirido a forma dos recipientes em que estavam contidas.
 Com uma tesoura aperfeiçoámos a parte superior das velas e enfeitámo-las com umas gotas de lápis de cera de diferentes cores.
 Com uma tesoura recortámos as latas de Coca-Cola e demos-lhe esta forma.








 Com silicone as velas foram coladas nas respetivas bases e os alunos adicionaram o respetivo cartão de Boas Festas.




Com esta atividade os alunos elaboraram um trabalho de Natal e tiveram a oportunidade de fazer experiências, de aprender que, com desperdícios, podem fazer trabalhos bonitos, ao mesmo tempo que trabalhámos a política dos três Rs e sensibilizámos os alunos para a proteção do nosso Planeta.

Elaborámos também, postais de Natal...







VOTOS DE BOAS FESTAS

Turma: 2ºE
Professoras: Emerência Mora, Carla Granjo e Fátima Pires