sábado, 23 de abril de 2011

Histórias com ... tudo!

Ler é... conhecer
conhecer em pleno
ter prazer e gostar de gostar...
Trabalhámos a obra "O Nabo Gigante", de Alexis Tolstoi em diversas vertentes curriculares.
Expressão Dramática:
Começámos por dramatizar uma situação imaginada... imaginámos que tínhamos de puxar e arrancar algo que estaria enterrado no chão da sala, algo muito grande e pesado...
Vimos um PowerPoint da história e conversámos sobre ela; havia tantas enumerações repetitivas que, logo a partir da segunda, as crianças começaram a repetir, de tal modo que, no fim da história já sabiam a lengalenga nela contida...
Em Matemática trabalhámos conteúdos como:
A noção de nº/quantidade:
Contagens de 2 em 2, de 3 em 3, de 4 em 4 e de 5 em 5 e, depois, conversámos sobre os padrões obtidos:
As noções de maior e de menor:
Trabalhámos a estatística, com gráficos:










Diversas maneiras de obter dezenas:
Resolvemos problemas:
Traçámos itinerários:
Na Língua Portuguesa trabalhámos insistentemente a consciência fonológica e a oralidade mas também:
O reconhecimento de vogais:
Construímos um poema numérico:
Decifrámos anagramas:
Construímos frases:
Resumimos a história:
Em Expressão Plástica, "recontámos" a história:
Em Expressão Dramática fizemos um teatro de vara:
















Em Estudo do Meio, para além de termos trabalhado exaustivamente os animais e as plantas, culminámos com uma sementeira de nabos...
Oxalá sejam gigantes!!!












Trabalhámos afincadamente esta história, ao longo de uma semana, em todas as áreas e tempos estipulados no horário escolar e... foi muito divertido!

TOLSTOI, Alexis. (2006). O Nabo Gigante. Lisboa: Livros Horizonte.

Turma: 1ºB
Professora: Alexandra Subtil