quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Sapo Apaixonado


Após a leitura da obra "O Sapo Apaixonado", de Max VELTHUIJS, as crianças fizeram o resumo da história:

"O livro conta a história de um sapo que está apaixonado por uma pata.
O sapo oferece-lhe várias coisas para lhe agradar, entre elas uma pintura, um ramo de flores e pratica salto em altura. Tanto saltou que um dia deu um grande trambolhão.
A pata ao vê-lo ferido foi socorrê-lo, levou-o para sua casa e tratou-o com muito carinho. E assim se tornaram grandes apaixonados
."

Nós gostámos de ler esta história, porque foi engraçada e muito divertida
.

Recriaram a História:

"O Sapo Cocas"
Numa bela manhã de sol, o sapo Cocas saiu para dar o seu habitual passeio à beira do rio. No caminho encontrou o porquinho Farrusco que lhe perguntou:
- O que tens? Estás com um ar tão pensativo?
- Olha, nem eu sei bem! Ora sinto calor, ora sinto frio.
- Estás constipado, disse o porquinho Farrusco.
- O melhor é ires para casa e meteres -te na cama.
O sapo assim fez, foi para casa e enfiou-se na cama, mas cada vez se sentia pior.

No dia seguinte, como não tinha sinais de melhoras foi ter com a lebre
dizendo-lhe o que se passava.
-Bom dia amiga lebre!
-Bom dia cocas.
- Não sei que se passa comigo. Ora tenho calor, ora tenho frio e parece que sinto uma coisa cá dentro a bater muito. A lebre não quis ouvir mais nada, foi à estante tirou o seu livro mágico, abriu, começou a ler e disse:
- Ah! Já descobri o teu problema, ora escuta…
Ataques de calor, de frio e o coração a bater fortemente quer dizer que estás apaixonado.
Contente com a notícia o sapo cocas agradeceu e retirou-se.

- Agora como é que eu vou fazer…
Depois de muito pensar disse para consigo. Já sei! Vou colher um belo ramo de flores para oferecer à minha amada.
Foi colher as flores, fez um belo ramo e foi colocá-lo à porta da pata branquinha sem que ninguém o visse.
Quando a pata branquinha se levantou, abriu a porta e viu aquele belo ramo de flores, ficou muito contente, mas não imaginava quem seria o seu admirador.

O sapo cocas estava cada vez mais ansioso por mostrar a sua habilidade e resolveu treinar salto em altura. Tanto treinou que um dia deu um grande trambolhão e ficou ferido.
A pata branquinha veio socorrê-lo, levou-o para sua casa, sentou-o num grande cadeirão e tratou dele com muito carinho. Depois de alguns dias o sapo Cocas recuperou. Foi então, que a pata lhe disse:
- Sabes, vou dizer-te um segredo:
Eu gosto de ti.

-Também eu. Não sabes como o meu coração está louco por ti!
Foi para te conquistar que eu treinei dias e dias a fio. Fui eu quem deixou aquele lindo ramo de flores à tua porta. Eu tinha vergonha não sabia como te dizer. Fazia tudo isso para te agradar!
Agora, para festejar o nosso namoro, vamos dar um abraço e depois vamos viajar pela ilha encantada, mostrando a todos os animais que estamos loucamente apaixonados.


Também fizeram a ilustração da história:













Turma: 2º E
Professora: Prudência Rodrigues