terça-feira, 5 de junho de 2012

Eco Escolas “Água”




Dando continuidade ao tema Eco Escolas “Água”, visualizámos em PowerPoint, a história “A Gotinha Medrosa”, de autor desconhecido, que achámos interessantíssima.
Depois de a trabalharmos sob várias vertentes, entre elas ler para construir conhecimento, desenhámos e ilustrámos nós próprios as imagens relativas à história que estamos a trabalhar.







  Nas aulas seguintes demos continuidade ao tema e construímos um cartaz: “A Água na Natureza”.

Analisámos ainda um trabalho sobre o ciclo da água, para entendermos melhor como se processa este fenómeno.



A seguir, a nossa professora, baseada no tema: “Criar situações de leitura
desafiantes”, realizou uma tarefa transformando situações de leitura em pequenos desafios; neste caso, o desafio é: “ler para organizar textos”; leu-nos o seguinte texto: “A gotinha de água foi viajar”.







Ouvimos, interpretámos e fizemos o reconto oral. Depois tirou de um envelope o texto em tiras, que distribuiu pelos grupos de pares. Cada grupo leu a pequena tira que lhe foi distribuída. De seguida reconstruimos o texto, colando cada pedaço na posição que lhe correspondia.
No final fizemos a leitura do texto reconstruido para compararmos com o texto modelo.


 Noutra aula lemos a “Poesia à água” (popular). Aqui trabalhámos a consciência fonológica, que tem a capacidade de explicitamente identificar e manipular as unidades do oral e tem como objetivo o sucesso no desempenho das tarefas da leitura e da escrita. Vimos a rima: saborosa-valiosa; crescer-chover; alimentar- navegar; … Fizemos a segmentação: comida-3 sílabas; vida-2sílabas; sul-1sílaba; azul-2 sílabas.



 Vimos um vídeo sobre o livro “A Menina Gotinha de Água”, de Papiano Carlos e música de João Filipe; em seguida lemos o livro e apresentámos as imagens que havíamos visualizado anteriormente. Para terminarmos a atividade, elaborámos um trabalho que decorámos com gotas de água que fizemos com imagens que retirámos do nosso manual de expressão plástica, onde pudemos recordar formas de gastar água; aproveitámos para deixar uma mensagem:







Como poupar água: na cozinha, na casa de banho, no jardim.






Estes trabalhos foram realizados pelos alunos do 1ºA, com a colaboração dos Prof: Paula Carreira, José Delgado, Jacinta Eugénio, Alexandre Anjos e Sandra Marranas e ainda , com aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na oficina de formação dos novos programas de língua portuguesa, Formadora Prof. Alexandra Subtil.

Obrigada a todos!!!