Esta semana uma das aulas de Matemática foi diferente. Retirámos a planificação do dado que faz parte dos materiais manipuláveis do nosso manual. Ouvimos a explicação da professora e, dobrando e colando, cada um de nós fez o seu dado.
Surgiu a pergunta “ Para que servia aquele dado?”
Depois de ouvirmos as regras do jogo, ficámos a compreender que podíamos efectuar adições lançando o dado 2 vezes e, com o colega do lado, podíamos jogar e registar os pontos obtidos nas adições.
Na folha de trabalho fomos registando as pontuações obtidas e cada um de nós jogava sempre a pensar que no final das oito jogadas poderia ganhar ao companheiro do lado. Alguns colegas ainda tentaram resultados diferentes para ganharem, só que cada um tinha que estar sempre bem atento ao jogo do colega, não fosse ele fazer batotice.
Queremos repetir esta actividade e jogar com outros colegas da turma, já que, esta actividade lúdica nos incutiu bastante interesse e desenvolvemos o cálculo mental.
Turma: 1º A
Professora: Amparo Fernandes