quinta-feira, 21 de junho de 2012

2º A em Festa!

No último dia de aulas os alunos e professores do 2º A, quiseram despedir-se deste ano letivo em grande animação e partilhar com os pais/encarregados de educação, alguns desses bons e divertidos momentos.
A festa de encerramento das atividades letivas decorreu no espaço da sala de aula e foi um sucesso, pois os objetivos delineados foram plenamente atingidos.
Os alunos, portaram-se muito bem nos seus papéis de atores e as caras de satisfação e orgulho dos espetadores, não deixavam margem para dúvidas: ESTAVAM ENCANTADOS!!!!!!!!!







Como quisemos também partilhar com todos os visitantes do nosso blogue, a alegria contagiante que pairava no ar, deixamos aqui o nosso programa e algumas fotos elucidativas.

Programa:

Apresentação de canções acompanhadas de instrumentos musicais, orientadas pelos professores:

-  Os 5 sentidos;
-  A reciclagem;
-  A árvore da montanha;
- O Alfa.










 Declamação de poesias e lengalengas:




- Que está na varanda?
- Levava um jarrinho;
- Macaco de imitação;
- Tudo ao contrário.


Apresentação da peça de teatro “ A família pontuação” e da canção “Os sinais de pontuação”.







Momento de dança, ensaiado e apresentado por 4 alunas.



E, para mais tarde recordar, houve entrega de quadras a todos os alunos, relativas ao ano escolar findo, escritas pela professora.










No final, realizou-se um lanche convívio com os pais, familiares, alunos e docentes envolvidos.
O agradável ambiente da festa, terminou com um breve “discurso”, feito pelo representante dos pais/encarregados de educação, elogiando todo o trabalho apresentado pelos alunos e um agradecimento especial aos professores, pelo empenho demonstrado, a todos os níveis, na educação dos seus educandos.          






 
 
Turma: 2º A
 
Professores: Amparo Fernandes, Lurdes Falcão e Luís Neves

domingo, 17 de junho de 2012

Boas Férias

A turma do 1º A fechou o ano letivo 20011/2012 despedindo-se dos colegas, na biblioteca do Cento Escolar, com a apresentação do teatro “O Coelhinho Branco”. As crianças divertiram-se e no final da apresentação interagiram com os convidados, entoando canções conhecidas de todos. Queremos agradecer a presença de todos os presentes, e desejar umas férias muito felizes e divertidas a todas as crianças, professores e assistentes, deste espaço agradável e acolhedor. Queremos também agradecer a colaboração das professoras Paula Vaz, Jacinta Eugénio, Sandra Marranas, Olimpia e Rosário.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Os Resíduos

No âmbito do Projeto “ Educação ambiental”, desenvolvemos atividades relacionadas com o tema escolhido pela nossa turma “ Os Resíduos”. Visionámos um PowerPoint interessante e apelativo sobre a importância da reciclagem que a todos nos sensibilizou. Escrevemos também um texto “ palavra puxa palavra”.









Explorámos um pequeno livro individual que continha muitas informações sobre os resíduos e a importância dos ecopontos para podermos melhorar o ambiente. Decorámos a capa do nosso livro com bonitos desenhos.









Elaborámos um trabalho coletivo de Exp. Plástica e procurámos decorá-lo com materiais que se podem reciclar.














Para finalizar o nosso trabalho, apresentámos um PowerPoint a todas as turmas da nossa escola, intitulado “ Os três porquinhos e a reciclagem”. Todos os colegas ficaram boquiabertos com a surpresa, pois nesta história o lobo não era “mau”, mas sim um defensor do ambiente. Foi com muito gosto que terminámos o nosso espetáculo com a entoação de uma canção, que a nossa professora escreveu sobre o assunto, e a distribuição de sacos reciclados a todos os colegas e professores, sensibilizando-os ainda mais para a importância da separação dos resíduos e da utilização dos ecopontos.










Por isso, não esqueçam a célebre frase:

Para a natureza ajudar vamos todos RECICLAR!”


Turma: 2º A

 Professoras: Amparo Fernandes e Lurdes Falcão

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Grufalão




Hoje, na aula de Apoio ao Estudo ouvimos contar uma história de um bicho muito estranho que tem como nome: Grufalão! Depois de conhecer esta divertida história, descobrimos rimas e elaborámos um desenho que ficou muito bonito.

Este é o trabalho do Guilherme:



         A Inês Carvalho desenhou assim:





      O Grufalão da Inês Braz:




      O Afonso desenhou assim:





      O trabalho da Lara:





      O Alex desenhou assim:









No final, ficámos a saber que este bicho tão estranho tem uma filha!
Uma história que iremos conhecer na próxima aula, ficou prometido!

Turma: 2º B
Professora: Sandra Marranas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Brincadeiras com sons

Numa das aulas de apoio ao estudo foi-nos apresentado um bicho muito esquisito…
De seguida, vimos e ouvimos contar a história que leva o seu nome: O Grufalão. Escrita com palavras que rimam umas com as outras, ficámos a conhecer uma divertida história, cujos personagens são alguns dos animais da floresta.
Depois de conhecermos a história participámos num exercício muito divertido, que exigiu ouvidinhos bem atentos. A nossa professora possibilitou-nos ouvir alguns dos típicos sons da floresta, como por exemplo: a chuva, os relâmpagos, os grilos, as rãs, a água a correr, os pássaros a chilrear, etc… Conforme íamos ouvindo cada um dos sons, tínhamos de pegar na figura correspondente a esse som e colá-la no cenário da floresta do Grufalão.


                                                    


Numa ficha de trabalho também trabalhámos a divisão silábica e a descoberta de palavras iniciadas pelo mesmo som.

                                                   


Como conclusão da atividade revimos as nossas aprendizagens do ditongo "ão".


Foi-nos proposta a seguinte tarefa: num cartaz com o desenho e o nome do herói da nossa história, cada um de nós foi escrever uma palavra que contivesse o ditongo "ão".
 No final, resultou um conjunto de palavras muito coloridas. Para além de diferente e divertida, a aula de hoje fez-nos refletir na variedade e na importância dos sons que nos rodeiam no nosso dia-a-dia.

Turma: 1º D

terça-feira, 5 de junho de 2012

Eco Escolas “Água”




Dando continuidade ao tema Eco Escolas “Água”, visualizámos em PowerPoint, a história “A Gotinha Medrosa”, de autor desconhecido, que achámos interessantíssima.
Depois de a trabalharmos sob várias vertentes, entre elas ler para construir conhecimento, desenhámos e ilustrámos nós próprios as imagens relativas à história que estamos a trabalhar.







  Nas aulas seguintes demos continuidade ao tema e construímos um cartaz: “A Água na Natureza”.

Analisámos ainda um trabalho sobre o ciclo da água, para entendermos melhor como se processa este fenómeno.



A seguir, a nossa professora, baseada no tema: “Criar situações de leitura
desafiantes”, realizou uma tarefa transformando situações de leitura em pequenos desafios; neste caso, o desafio é: “ler para organizar textos”; leu-nos o seguinte texto: “A gotinha de água foi viajar”.







Ouvimos, interpretámos e fizemos o reconto oral. Depois tirou de um envelope o texto em tiras, que distribuiu pelos grupos de pares. Cada grupo leu a pequena tira que lhe foi distribuída. De seguida reconstruimos o texto, colando cada pedaço na posição que lhe correspondia.
No final fizemos a leitura do texto reconstruido para compararmos com o texto modelo.


 Noutra aula lemos a “Poesia à água” (popular). Aqui trabalhámos a consciência fonológica, que tem a capacidade de explicitamente identificar e manipular as unidades do oral e tem como objetivo o sucesso no desempenho das tarefas da leitura e da escrita. Vimos a rima: saborosa-valiosa; crescer-chover; alimentar- navegar; … Fizemos a segmentação: comida-3 sílabas; vida-2sílabas; sul-1sílaba; azul-2 sílabas.



 Vimos um vídeo sobre o livro “A Menina Gotinha de Água”, de Papiano Carlos e música de João Filipe; em seguida lemos o livro e apresentámos as imagens que havíamos visualizado anteriormente. Para terminarmos a atividade, elaborámos um trabalho que decorámos com gotas de água que fizemos com imagens que retirámos do nosso manual de expressão plástica, onde pudemos recordar formas de gastar água; aproveitámos para deixar uma mensagem:







Como poupar água: na cozinha, na casa de banho, no jardim.






Estes trabalhos foram realizados pelos alunos do 1ºA, com a colaboração dos Prof: Paula Carreira, José Delgado, Jacinta Eugénio, Alexandre Anjos e Sandra Marranas e ainda , com aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na oficina de formação dos novos programas de língua portuguesa, Formadora Prof. Alexandra Subtil.

Obrigada a todos!!!

sábado, 2 de junho de 2012

O PEIXINHO DO ARCO-ÍRIS


No âmbito do tema Eco-Escolas “Água”, li às crianças a história: "O Peixinho do Arco-íris", de Marcus Pfister.
Quem é que ainda não conhece esta bela história sobre a importância de partilhar e ter amigos?
Primeiro fizemos a leitura do livro, em PowerPoint sobre este Peixinho que aprendeu o significado e a importância de PARTILHAR... depois recontámos a história.



Arco-Íris, um belo peixe arrogante e vaidoso descobre que a verdadeira felicidade reside na capacidade de partilhar. Com a sua cobertura de escamas cintilantes, o Peixe Arco-Íris era o mais belo dos peixes do mar. Ele tinha tanto orgulho nas suas escamas que quando outro peixe lhe pedia para ter um pouco dessa escama brilhante ele recusava imediatamente, o que fez com que, pouco a pouco, deixasse de ter amigos e se sentirsse só. Só quando a estrela-do-mar o mandou falar com o polvo Octopus, que vivia numa gruta no recife de coral é que ele passou a oferecer uma escama a cada um dos peixes que viviam à sua volta. Para comemorar, fizeram uma grande festa no fundo do Oceano e todos os peixes se sentiam muito felizes porque aprenderam o valor da AMIZADE.


No final esta história motivou a realização de algumas atividades, como por exemplo desenhar e ilustrar o peixinho Arco-íris.



Decidimos colocar este trabalho porque esta história também nos ensinou que, quanto mais partilharmos, mais amigos fazemos e mais felizes ficamos!!






Todos os trabalhos ficaram muito bonitos!

















Professora Paula Carreira - 1ºA