segunda-feira, 30 de maio de 2011

Maio, mês da mãe

No âmbito da iniciativa da Biblioteca de Centro Escolar “ Maio, mês da mãe”, algumas mães dos alunos da nossa turma presentearam-nos com diferentes actividades.
No dia 9 de Maio, a mãe do Gonçalo e da Joana contou-nos a história “ Adivinha quanto gosto de ti”, que decorreu na Biblioteca e ainda ouvimos a bonita canção “ Gosto de ti”, de André Sardet.






No dia 23, a mãe da Maria Ana veio até à nossa sala contar-nos a história “ A princesa Carlota”. Nós descobrimos todos as pistas, labirintos e passatempos através das folhas de trabalho que fotocopiaram para toda a turma.














No dia 25, a mãe do Rui Pedro apresentou-nos em PowerPoint, a bonita história “ A ovelhinha que veio para jantar”; fizemos um desenho e ainda decorámos uma ovelhinha para embelezar o nosso placar da sala.











No dia 27, o nosso lanche da manhã foi diferente... a nossa mesa tinha muitas variedades de bolos que alguns de nós confeccionámos com as mães.








À tarde, as mães da Inês, da Dara e do Miguel apresentaram-nos, na Biblioteca, um magnífico teatro de fantoches da história “ A Carochinha e o João Ratão”. Cantámos uma canção, todos de mãos dadas. As mães dos colegas ofereceram uma flor a cada aluno e depois cada um de nós escreveu uma frase para colar na flor e oferecermos às nossas mães.












Gostámos de todas as actividades!
“Muito obrigado a todas as mães”.



Turma: 1º A
Professoras: Amparo Fernandes e Lurdes Falcão

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Os pais colaboram…

A propósito de “Animais e Plantas” foi pedido aos alunos a recolha de materiais para a elaboração de um álbum.



Os alunos empenharam-se, tanto nas recolhas como na construção de um álbum colectivo de plantas.












A Beatriz, com o apoio dos pais, teve a brilhante ideia de elaborar dois lindos trabalhos que apresentou na sala de aula aos colegas.
















































No final, houve um debate entre a aluna e os colegas partilhando saberes e ajustando conhecimentos.






Obrigado à Beatriz e aos seus pais!

Turma: 2F
Professora: Silvina Pinto

domingo, 1 de maio de 2011

Actividades para o Dia da Mãe

No dia 26 de Abril, início das actividades do 3º período, fizemos algumas actividades para assinalar o Dia Mundial do Livro, que foi dia 23 de Abril.
A professora mostrou-nos um livro enorme que continha muitos contos infantis e escolhemos a história “ O Repolho”.
Folheámos o livro e recontámos a história oralmente. Fizemos também um desenho com as partes que gostámos mais da história.















Como se aproximava o Dia da Mãe, elaborámos um marcador de livros para assinalar o Dia mundial do Livro, mas também o Dia da Mãe e, cada um de nós fez a decoração a seu gosto.




E o postal para a mãe?
Elaborámos um postal simples, só com um grande coração e com um bonito desenho no seu interior.







Faltava a prenda! O que poderia ser?
Como andámos a falar na reutilização de materiais, a professora pediu-nos uma disquete. Não fazíamos ideia do que era uma disquete e aprendemos que as pessoas guardavam muita informação do computador, nesse pequeno quadrado preto. Explicou-nos que, bem decorada, seria uma bela prenda (porta-retratos) para a mãe.


Mãos à obra!

Recortámos, em papel autocolante, círculos, triângulos e o que nos apeteceu para decorar a moldura, onde colámos a nossa fotografia. Retirámos a parte de metal da disquete e, com uma pequena dobra, passou a ser o suporte do porta-retratos.





















O trabalho final ficou assim:





Visualizámos em PowerPoint a história “ Coração de mãe” de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho e fizemos um bonito desenho relacionado com a história.
















Por fim, decorámos um envelope onde pusemos as nossas prendas.







Foi tudo feito por nós, com muito amor e carinho e a nossas mães merecem tudo isso!


Turma A- 1º Ano
Professoras: Amparo Fernandes e Lurdes Falcão